domingo, 19 de fevereiro de 2012

Largadas

se doí, é o nervosismo . . . aquela sensação de barriga ás voltas , quando olhamos para o pontão de largada, e pensamos, faltam 6 km... e no entanto sou eu que durante 6km, tenho que manter a voga a 8 gajos, perfazendo um total de 500kg.
não é fácil, mas quem diz a tarefa de um voga, diz a do 7, ou do 3 , ou do 4 , ou até do 1..
Uma prova de 8+ , de 4- ou de 4x, consiste mais do que qualquer uma , em sincronia, em esforço..
não nos adianta puxar 70kg na remada deitada e depois chegar a prova, ou até nos treinos, e não saber meter mais do que 30kg..
e meus amigos, não saber por força na água, e não saber equilibrar um barco é algo que certamente, ao qual, ninguém em determinada altura da carreira se escapou. ~
O truque? Aprender, não é difícil.
É algo que se consegue com treinos intensivos de água.. porque, para todos os bichos de ginásio .. força não é o mais importante.. um peso de 70kg, afunda dentro de água, uma remada com 70kg de força vectorial.. bem aplicada, só não boiá, como também vos mete o barco a andar.
Visto que este 5 treinos serão feitos exclusivamente na água..
Pontos a ter em vista :

  • O punho, no ataque, tem uma altura fixa - objectivo ? - não desequilibrar o barco, possibilitando conforto e boas remadas de toda a tripulação.
  • O final, é feito no peito, puxando o punho para o mesmo , e não para os tomates ! só após o final, é que se calca, ( baixando o punho ) e fixando essa altura no ataque
  • SÓ e APENAS SÓ , depois do Punho(s) passar(em) o joelho, é que as pernas , vão flectir, NO ATAQUE
  • Deve-se antecipar a remada , num movimento sempre - se vamos pousar a pá na água, o objectivo é meter logo toda a força da perna , mal ela entra, e mete-la dentro de água, sem perder comprimento de remada... seja, quando o punho passa a sapatilha, suavemente, sem barulho, começamos a virar a pá, para quando a mão de dentro ( pontas ) ou as 2 (parelhos) estiverem fora do barco , a pá, ser metida, logo DE IMEDIATO na água, sem perda de tempo e comprimento --------------->
  • POSSIBILITANDO ASSIM ( CONTINUAÇÃO) , que a perna , seja logo esticada - sim , vai bater nas calhas, sangra, doí, mas como o outro diz - "Rowing, it's a pain contest"
  • E por fim, manter o tronco no meio do barco .




dito isto, de forma critica, mas construtiva - e visto que amanha o treino tem umas largadas de nuance :)
Aqui fica uma dicazita para ninguém saltar ! :



Sem comentários: