Depois de uma interrupção tão prolongada, é tempo de quebrar a monotonia das férias e dar início a uma nova época de acção, aventura, drama, brincadeira, boa disposição e acima de tudo realização pessoal de todos os envolvidos neste processo de treino, falo de treinadores e mais importante ainda, dos atletas.
Vou falar mais concretamente dos atletas que me estão mais próximos, dos júniores.
Ao longo da época fui conversando com diversas pessoas do mundo desportivo e escolar, pessoas que estão directamente ligadas aos mais jovens, principalmente a jovens com idades tão concretas quanto estas (16/17 anos).
É frequente chamar a estas idades a "idade do armário" ou "idade da parvoice" e é bem verdade o que se diz. Nestas idades não possuimos o tão importante filtro social, então pensamos que tudo nos é permitido, tudo é fácil de obter e acreditamos sinceramente que somos intocáveis e ninguém nos irá chamar a atenção por alguma asneira feita.
Uma idade de afirmação pessoal, de mudança de voz, de uma explosão de hormonas num corpo em constante mudança e pensamos que temos desculpa para tudo.
Vemos portanto, muitos jovens a perderem-se nestas idades e a ir por caminhos não muito correctos.
A estes jovens aconteceu a mesma coisa, foram por um caminho perigoso, um caminho em que muitos dos seus pares lhes diziam "MAS TU ÉS TOLO!!! deixa-te dessa vida. Isso deveria ser proibido. Isso deve certamente ser prejudicial ao corpo (claro que não usavam esta linguagem mas eu achei bonito colocar assim) "
E é verdade, acordar ás 6 da manhã e vir treinar em pleno Inverno não é nada agradável. Ainda por cima quando às 8:30 se tem duas horas de Português.
como muitas vezes se ouve dizer "os remadores fazem mais antes do pequeno almoço que a maioria das pessoas o dia inteiro" e estes miúdos provaram inúmeras vezes a veracidade desta frase.
Não os quero deixar babados mas referia imensas vezes áquelas pessoas que vos falei em cima, que este grupo de miúdos era excepcional. Nunca tinha visto um grupo tão empenhado, educado, responsável e divertido como este.
Agora imaginem como me senti quando, no nacional de velocidade, depois de um ano em que trabalhamos diáriamente e bidiáriamente, vejo um oito de meninos orgulhosos do seu equipamento a lutar pelo primeiro lugar até à última remada e a ficar a centésimos de segundo do 1º posto. Depois dois matulões a imporem-se no 2x e a conquistar o título. Um 4-, também ele a subir ao lugar mais alto do pódio. Um 4x a receber a prata e no final, uma regata simplesmente fantástica da única menina júnior, a arrecadar o bronze e a deixar todos os presentes (falo dos que a conheciam, obviamente) de boca aberta com tal preserverança e querer.
Foi um dia fantástico, fiquei mais contente com a alegria deles, a mostrarem as suas medalhas aos pais e amigos presentes, do que com a minha vitória na prova.
Todos os júniores sairam de montemor com pelo menos uma medalha ao peito, que mais se pode pedir. Que mais posso pedir a um grupo de miúdos que diáriamente combate a tentação das sustrice do sofá, do quentinho da cama e da adrenalina causada por uma playstation, simplesmente não posso.
Desejos para a nova época:
DIVIRTAM-SE, apenas isso, com diversão tudo se torna mais fácil e a superação acontece.
Grande abraço a todos, e vamos todos fazer como o grande "Foca" Hugo e montar um Urso.
8 comentários:
Caiu-me uma lágrima pelo rosto...
Temos de agradecer principalmente à perseverança, ao mérito e ao grande empenho do nosso Treinador, que nunca desistiu de ninguém e fez apostas que niguém pensaria em fazer mas que no fim deram um extraordinário resultado.
Um grande abraço de agradecimento meu e certamente de todos os Júniores que tiveram o privilégio de ser teus pupilos.
Pepe
Foi realmente um ano fantástico... E mesmo com o número reduzido de provas que houve, que parecia tornar todo o nosso empenho e trabalho em vão, o Pedro conseguiu manter-nos sempre motivados e prontos a fazer um novo sacrifício pelo treino!
Mas mais importante que isso conseguiu que nos tornasse-mos um grupo forte e unido, e arrisco mesmo a dizer, único! Acho que nos tornamos nos "meninos" dele e ele no nosso tão querido e insubstituível coach!
E tudo isto se verificou naquele glorioso Nacional de Velocidade em que fomos todos tão bem sucedidos, incluindo o Pedro claro, que obteve aí uma grande vitória! Eu bem vi a sua expressão de emocionado enquanto íamos subindo ao pódio e um grande "ORGULHO" estampado na testa! xD O mesmo orgulho que nós sentimos em sermos atletas dele.
Um grande abraço para ti Pedro, e para todos os juniores. E beijinhos para as meninas tambem! ;)
Espero que seja mais uma grande época para todos! :D
PS: Juniorada, este ano o blogue tem de funcionar pá. Não é para ser esquecido. É para ser actualizado regularmente e comentado até aos limites.. Portanto não se esqueçam, vamos todos fazer como o grande "Foca" Hugo e montar um Urso. ehehe
Um grande texto de um GRANDE TREINADOR ! ! ! xDDD
Parabens a todos os juniores por uma epoca do melhor ...
abraços e beijinho.
Muito bom!
Vamos continuar com esta equipa fantástica!
Uma época óptima com os melhores remadores!
Abraços e beijinhos a todos os que contribuiram para esta grande época e em especial um abraço para o nosso treinador Pedrinho!
epah estas foram palavras sábias...
reakmente remar as 6h, 7h da manhã antes de ir par as aulas é de tolos mas no fim foi a grandiosidade que foi...
se for para ser tao bom ou melhor nem que va todos os dias as 6h da manhã para ser campeão e ir inda mais longe...
haja as bolhas que houver, tenha as dores que tiver, lutar pa mais e melhor...
pos juniores e coach é mesmo do coração
Fluvial...
abração minha gente
FOCA
O Miguel avisou-me quando eu cheguei ao fluvial que ia ter o melhor treinador do mundo. Ja percebi que ele estava a falar meesmo a serio :D
Estou a adorar, nao esperava nem metade da diversão. Faz-me querer empenhar ao maximo!
Obrigada a todos. Obrigada pedrinho!
Um beijinho, Joana
Muito bonitos estes comments sim senhora. :D
Bem eu só tenho a acrescentar o seguinte:
Pedro pf compra o telemovel novo anda la. Para bem de todos :D
abraço a todos e um beijinho as nossas juniores :')
FORÇA FLUVIAL.
Luis
Foi fantastico aturar.vos durante um ano, só é pena n ter nascido em 92:P
ve.la se crescem, k para o ano kero treinar com vooces outra vez *_*
bjinhs gosto mt d voces.. mm a gozarem sempre cmg :)
Enviar um comentário